Amapá
Substantivo

A.ma.pá, masculino, próprio

  1. Estado brasileiro localizado a nordeste da Região Norte do Brasil; faz divisa com Pará ao sul e ao oeste; Guiana Francesa ao norte; Suriname a noroeste; ao leste, possui divisa com o Oceano Atlântico; sua capital é Macapá
  2. cidade brasileira do estado do Amapá
Etimologia

A origem do nome é controversa. Na língua tupi, o nome "amapá" significaria "o lugar da chuva" (ama, "chuva" e paba, "lugar", "estância", "morada"). Segundo a tradição, porém, o nome teria vindo do nheengatu, significando "terra que acaba" ou "ilha".
Segundo outros, a palavra "amapá" é de origem aruaque e se referiria ao amapazeiro (Hancornia amapa), uma árvore típica da região pertencente à família das Apocináceas. O amapazeiro produz um fruto roxo, saboroso, em formato de maçã; de onde é extraído o "leite de amapá" usado na medicina popular como fortificante, estimulante do apetite e também no tratamento de doenças respiratórias e gastrite. A espécie encontra-se ameaçada, dada a sua exploração predatória para extração da seiva.
Ainda segundo o tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro, "Amapá" deriva de amapá, termo da língua geral setentrional que designa uma espécie de árvore apocinácea.
O Dicionário Aurélio chama de "amapá" a espécie Parahancornia amapa, da família das apocináceas.




Este texto é extraído do Wikizionario e é disponibilizado nos termos da licença CC BY-SA 3.0 | Terms and conditions | Privacy policy 0.002
Dicionário Português