condenado
Adjetivo

SingularPlural
Masculinocondenadocondenados
Femininocondenadacondenadas

con.de.na.do masculino

  1. diz-se de quem foi sentenciado como criminoso
    • Após dez dias, no mais longo júri da Justiça Federal do País, o ex-delegado da Polícia Federal Carlos Leonel da Silva Cruz foi condenado ontem a 27 anos de prisão, por 5 votos a 2, pelo Tribunal do Júri. (notícia do jornal O Estado de São Paulo de 27 de setembro de 2007)
  2. diz-se de doente sem chances de recuperação
    • Agrilhoado, condenado à imobilidade e à dor, seu verbo se sobrepõe à ação. (notícia do jornal O Estado de São Paulo de 31 de agosto de 2007)
  3. destinado
    • O ser humano está condenado de antemão à derrota sem apelação, mas é preciso lutar de cara limpa e da melhor forma possível sem pedir clemência (mesmo porque não te darão), tentando cair como um valente. (notícia do jornal O Estado de São Paulo de 29 de julho de 2007)

Tradução
Substantivo

SingularPlural
Masculinocondenadocondenados
Femininocondenadacondenadas

con.de.na.do masculino

  1. o que foi sentenciado como criminoso
    • Terminou ontem a operação pente-fino da Polícia Militar Ambiental e da Fundação Florestal na Estação Ecológica de Juréia, no litoral sul de São Paulo. Iniciada às 15 horas de sexta-feira, resultou em 7 autos de infração, embargo de 21 hectares, fiscalização em 12 propriedades, 15 apreensões de palmito, 1 arma apreendida e 1 prisão por tráfico de droga com um condenado recapturado. (notícia do jornal O Estado de São Paulo de 27 de agosto de 2007)
  2. réprobo

Tradução
Etimologia
Particípio passado do verbo condenar.



Este texto é extraído do Wikizionario e é disponibilizado nos termos da licença CC BY-SA 3.0 | Terms and conditions | Privacy policy 0.001
Dicionário Português