macular
Adjetivo

ma.cu.lar

  1. relativo à mácula retiniana
    • A Universidade Federal de Goiás (UFG) está empregando uma técnica recém-criada nos Estados Unidos de combate à degeneração macular relacionada à idade. (notícia do jornal O Estado de São Paulo de 05 de março de 2007)

Tradução
Verbo

ma.cu.lar, transitivo direto

  1. colocar manchas em; sujar
    • O negócio é que o Príncipe já convocou uma equipe de peritos para descobrir a melhor maneira de instalar os painéis solares ditos voltaicos em Clarence House sem macular a paisagem local ou ferir os olhos dos circunstantes... Ivan Lessa, in: (notícia do jornal O Estado de São Paulo de 30 de dezembro de 2009)
  2. (Figurado) infamar, desdourar, enxovalhar, deslustrar.
    • Mas diga lá: como é possível lidar com os mais variados egos, vaidades e humores, durante tanto tempo, e não macular a boa amizade com nenhum deles? (notícia do jornal O Estado de São Paulo de 15 de maio de 2007)

      ma.cu.lar, pronominal

  3. cair em desonra, deslustrar-se
    • Sua intervenção [do Ministério Público], em sede de ação popular, é indispensável e liga-se estreitamente ao bem jurídico a ser defendido. Dada a espécie de interesse manejado em juízo quando se trata deste tipo de ação, não se pode prescindir de tal intervenção, sob pena de macular-se o processo com vício insanável. acórdão TRF 1ª Região, Nº 2000.01.00.045124-0 de 16 Maio 2005;
Conjugação

expandir


Tradução
Etimologia
Para o adjetivo: de mácula + -ar.
Para o verbo:
Do latim maculare



Este texto é extraído do Wikizionario e é disponibilizado nos termos da licença CC BY-SA 3.0 | Terms and conditions | Privacy policy 0.001
Dicionário Português