persistente
Adjetivo

per.sis.ten.te dois géneros

SingularPlural
Masculinopersistentepersistentes
Femininopersistentepersistentes

  1. que persiste.
    "Mas quando mais nada subsiste de um passado remoto, após a morte das criaturas e a destruição das coisas, sozinhos, mais frágeis porém mais vivos, mais imateriais, mais persistentes, mais fiéis, o odor e o sabor permanecem ainda por muito tempo, como almas, lembrando, guardando, esperando, sobre as ruínas de tudo o mais, e suportando sem ceder, em sua gotícula impalpável, o edifício imenso da recordação." (Marcel Proust, em No caminho de Swannm)
  2. tenaz
  3. duradouro
    "A única forma de desenvolvimento é um esforço constante através da meditação. É claro que, no início, isso não é fácil. Encontram-se dificuldades inesperadas, às vezes há perda de entusiasmo. Ou talvez o entusiasmo inicial seja excessivo e diminua progressivamente com o passar das semanas ou meses. É preciso elaborar uma abordagem persistente, constante, baseada em um compromisso de longo prazo." (Tenzin Gyatso, atual Dalai Lama, em O Livro de Dias, Sextante)
  4. (Botânica) folha que não cai durante as estações frias



Este texto é extraído do Wikizionario e é disponibilizado nos termos da licença CC BY-SA 3.0 | Terms and conditions | Privacy policy 0.001
Dicionário Português