resistir
Verbo

re.sis.tir, intransitivo

  1. manter a coragem, a força (sob pressão)
    • Foi por meio dela que os armênios conseguiram resistir, sobreviver e reconstruir-se como nação. (notícia do jornal O Estado de São Paulo de 07 de dezembro de 2007)
  2. defender-se contra um ataque; revidar
  3. não ser derrotado; aguentar
  4. continuar a sobreviver até que chegue ajuda
  5. continuar a lutar contra um ataque inimigo
    • Já está claro que o governo não conseguirá resistir às pressões da bancada da saúde no Congresso, que luta pela regulamentação da emenda constitucional 29. (notícia do jornal O Estado de São Paulo de 29 de outubro de 2007)
  6. lutar contra algo, geralmente com sucesso
    • Trata-se de invasores profissionais, que ocupam determinadas áreas para fazer loteamentos clandestinos, conseguir o “cheque-despejo” de R$ 5 mil da Prefeitura ou obter indenização dos proprietários para sair do local, e estimulam pessoas ingênuas e desinformadas a resistir à execução das ações de reintegração de posse, enfrentando a Polícia Militar e bloqueando vias públicas, com o objetivo de constranger politicamente as autoridades. (notícia do jornal O Estado de São Paulo de 16 de dezembro de 2007)
  7. ser capaz de conter-se
    • Tentei resistir à parcialidade entusiasmada que acredita ser a nossa civilização o bem mais precioso que possuímos... (notícia do jornal O Estado de São Paulo de 09 de dezembro de 2007)
  8. não ser danificado pela ação de outras forças
Conjugação

expandir


Tradução
Tradução
Tradução
Tradução
Tradução
Tradução
Tradução
Tradução
Etimologia
Do infinitivo latino resistere, re- + sisto.



Este texto é extraído do Wikizionario e é disponibilizado nos termos da licença CC BY-SA 3.0 | Terms and conditions | Privacy policy 0.001
Dicionário Português