blá-blá-blá
Substantivo

SingularPlural
Masculinoblá-blá-bláblá-blá-blás
Femininoblá-blá-bláblá-blá-blás

blá.-blá.-blá, masculino ou feminino [Datação: 1945]

  1. (coloquial) (Brasil) conversa oca, sem conteúdo
    "É que, no intervalo, elas brincam com os colegas e nem sentem falta desse conversê e desse blá-blá-blá que acontece por SMS." ( do jornal Folha de S. Paulo de 26 de abril de 2014)
  2. (coloquial) (Brasil) exposição longa, muitas vezes repleta de mentiras ou afirmações vazias
    "Haverá litígios de Estados dependentes de combustíveis fósseis e muito blá-blá-blá sobre como Obama está acabando com os empregos dos americanos." ( do jornal Folha de S. Paulo de 04 de junho de 2014)
    "O principal objetivo a ser perseguido é fugir do blá-blá-blá eleitoral estéril." ( do jornal Folha de S. Paulo de 11 de maio de 2014)
    "Neste sentido é que a conscientização, associada ou não ao processo de alfabetização, pouco importa, não pode ser uma blá-blá-blá alienante, mas um erforço crítico de desvelamento da realidade, que envolve necessariamente um engajamento político. (Paulo Freire: “Ação Cultural para a Liberdade”'' (1981), p. 85)
Forma feminina
  • blá-blá-blá
Sinônimos
Tradução
Etimologia
  • Do francês blablabla ou blabla, de origem da onomatopeia imitativa ou relacionada com o verbo francês blaguer “dizer coisas ridículas ou mentiras”.



Este texto é extraído do Wikizionario e é disponibilizado nos termos da licença CC BY-SA 3.0 | Terms and conditions | Privacy policy 0.001
Dicionário Português